INF IV A - PROFESSORA LUCIANA


Nesta semana, vivemos um momento especial com as crianças por meio da leitura do livro "O Monstro das Cores", de Anna Llenas, uma história delicada que nos convida a olhar para dentro e reconhecer os diferentes sentimentos que nos habitam.

Durante a leitura, conversamos sobre as emoções apresentadas no livro, alegria; tristeza; raiva; medo; calma, e como cada uma delas pode se manifestar no nosso dia a dia. As crianças demonstraram curiosidade, escuta e muita sensibilidade ao compartilharem suas próprias vivências emocionais.

Como continuidade da proposta, cada criança escolheu uma das emoções com as quais mais se identificou ou que mais chamou sua atenção. Em seguida, realizaram uma pintura representando "seu" monstro das cores.

A atividade foi um convite à escuta interior, à expressão artística e à empatia. Por meio da arte e da literatura, criamos um espaço seguro para falar sobre o que sentimos, e esse, sem dúvida, é um passo fundamental na construção de um mundo mais sensível e acolhedor.

 

https://youtu.be/NTkSTnaiPWQ?feature=shared



Hoje vivemos um momento muito especial com as crianças: iniciamos o dia com a leitura do livro O Monstro das Cores, que nos ajudou a reconhecer e nomear diferentes emoções de forma lúdica e acessível. Em seguida, cada um foi convidado a perceber como estava se sentindo naquele momento e a compartilhar com o grupo. Esse exercício de escuta e expressão favoreceu um ambiente de acolhimento e respeito pelas emoções de todos.

Depois, assistimos na biblioteca a um episódio do Show da Luna que falava sobre o choro, o que ampliou nossa conversa sobre sentimentos. Refletimos juntos sobre como podemos chorar por tristeza, medo, alegria, raiva ou chateação, e como todas essas emoções são legítimas e fazem parte da nossa experiência humana. Ao conversar sobre isso com as crianças, estamos ajudando-as a construir um vocabulário emocional e a compreender que sentir é natural e importante.

Encerramos a proposta com uma atividade criativa: cada criança representou, por meio de desenhos e cores, a emoção que estava sentindo. Foi uma forma sensível de dar forma e expressão ao que se passa por dentro. Momentos como esse fortalecem a escuta, a empatia e a construção de vínculos afetivos, valores fundamentais para o desenvolvimento emocional e social na infância.


 




 

Translate

Arquivo do blog