INF II A Professora Janice

            

A autonomia nos momentos de refeição

A autonomia nos momentos de refeição se constrói aos poucos. Ao proporcionar que a criança se sirva sozinha, ela vai aprender a como manusear colheres, conchas e pegadores; equilibrar a comida nos talheres para colocá-los no prato; porcionar a quantidade de comida que deseja; além de escolher quais alimentos quer se alimentar. 

Esta autonomia é um processo, não será de um dia para o outro que a criança descobrirá o quanto consegue comer ou qual força deve fazer para levar a comida ao prato sem derrubá-la. 

Na escola não é diferente e as crianças estão aprendendo cada uma dessas etapas.

Nosso grupo almoça às 10h30 e as crianças são estimuladas a comerem utilizando a colher. Mesmo muitas crianças ainda se alimentando com as mãos, ou aguardando receber a comida na boca, temos estimulado que cada uma se alimente sozinha, provando inclusive novos sabores, à medida que oferecemos o alimento que inicialmente a criança rejeita. 

E em casa, ela exercita suas potencialidades nos momentos de refeição?  

                                                                                                   Profª Janice e Auxiliar Elizete

























Translate

Arquivo do blog