A autonomia nos momentos de refeição
A autonomia nos momentos de refeição se constrói aos poucos. Ao proporcionar que a criança se sirva sozinha, ela vai aprender a como manusear colheres, conchas e pegadores; equilibrar a comida nos talheres para colocá-los no prato; porcionar a quantidade de comida que deseja; além de escolher quais alimentos quer se alimentar.
Esta autonomia é um processo, não será de um dia para o outro que a criança descobrirá o quanto consegue comer ou qual força deve fazer para levar a comida ao prato sem derrubá-la.
Na escola não é diferente e as crianças estão aprendendo cada uma dessas etapas.
Nosso grupo almoça às 10h30 e as crianças são estimuladas a comerem utilizando a colher. Mesmo muitas crianças ainda se alimentando com as mãos, ou aguardando receber a comida na boca, temos estimulado que cada uma se alimente sozinha, provando inclusive novos sabores, à medida que oferecemos o alimento que inicialmente a criança rejeita.
E em casa, ela exercita suas potencialidades nos momentos de refeição?
Profª Janice e Auxiliar Elizete