Carta
à comunidade
Prezadas famílias!
Esperamos
que todos estejam em segurança e que todos estejam bem!
Estamos
passando por uma fase de Pandemia, um fenômeno mundial e que nunca vivemos! Nossos
corações estão aflitos porque se precisamos permanecer em casa para resguardar
nossas vidas e daqueles que amamos, também
precisamos trabalhar para nossa subsistência e mandar nossos pequenos para
escola para que aprendam e se desenvolvam!
Algumas
ações governamentais foram tomadas no combate ao Corona Vírus, como, por
exemplo, o distanciamento social, ou seja, cada família permanecer em sua
residência, saindo somente em caso de extrema necessidade. Não podemos ignorar o perigo que
essa doença nova representa para todos. Como NÃO HÁ REMÉDIOS E NEM VACINAS DISPONÍVEIS AINDA, o
distanciamento é a melhor medida para
minimizar os danos causados pelo contágio desta doença, pois permite que a
transmissão ocorra de forma mais controlada para que os hospitais possam
atender o maior número possível de pessoas que necessitem internação, POIS SE
TODOS FICAREM DOENTES AO MESMO TEMPO NÃO HAVERÁ COMO INTERNAR TODOS.
Estamos
fora do trabalho e dentro das tecnologias, e nossas crianças estão fora da
escola!
Sentimos
falta da interação, do olho no olho, do abraço e até dos conflitos...
Assim
como nós, as crianças também estão sentindo falta de suas rotinas, da escola,
dos amigos. Elas, tal como nós, precisam da socialização, seu aprendizado se
faz pelas interações e brincadeiras, por todas as vivências, pelo dia a dia na
instituição.
A
escola é um espaço privilegiado de convivência diferente da família. Ambas tem
estratégias e meios distintos para auxiliar no crescimento e desenvolvimento
das crianças.
Esse
desenvolvimento promovido pela escola está pautado nas narrativas diárias das
crianças com os colegas e com as educadoras, na sua experimentação e na
intervenção que a professora promove quanto às experiências vividas na escola. A educação infantil não é pré-requisito para o
ensino fundamental, o valor da educação infantil está na convivência diária e
não pode estar restrita a uma única proposta, nem tão pouco propostas que
querem adiantar o ensino, ou conteúdos sem significado e contexto; a infância é
uma fase própria com fundamentos próprios.
A
ciência descobriu que o desenvolvimento humano passa por fases e esta fase da
infância precisa ser valorizada, pois nela há muita inteligência! As crianças
são seres ativos, capazes, inteligentes, por isso não faz sentido propor
atividades conteúdistas e fora de um contexto, somente para preencher o tempo
fora da escola, mas precisamos sim conversar com elas, ouvi-las para que
exteriorizem seus sentimentos.
O tempo em que estão fora da escola
não será recuperado com tarefas de conteúdo sem significado, mas sim com brincadeiras
qualificadas, com uma rotina saudável, uma boa história todo dia para ouvir,
não importa se é a mesma por várias vezes. Uma rotina saudável é fundamental
para o desenvolvimento da criança. A brincadeira deve ser estimulada, pois é um
veículo para a criança exteriorizar seus pensamentos e desenvolver-se. Também é
importante envolver as crianças no recolhimento dos brinquedos que não serão
mais usados, pois as crianças vão aprendendo que fazem parte da familia e que
guardar não é um “castigo” mas sim uma etapa da vida diária de todos e que é
bom ser capaz de organizar. Assim vamos acalmá-las e acalmar a nós mesmos em
relação a esse momento, sabendo que irá acabar e sairemos dele mais
fortalecidos, mais solidários
A Secretaria da Educação da Prefeitura de São Bernardo do
Campo está disponibilizando em seu Portal da Educação as Atividades Pedagógicas À Distância. É só acessar https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/ ou pelo Google escrevendo: portal da educação sbc.
PARA ACESSAR AS ATIVIDADES DO PORTAL:
Entre em: https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/
Clique em: Atividades Pedagógicas à Distância
Para acessar as
atividades clique em um dos links correspondentes a turma:
Infantil V
|
Infantil IV
|
O principal objetivo é resgatar, intensificar
ou ampliar o brincar das crianças em família. Estas propostas não vão contar como dia letivo, não são obrigatórias e
nem de acesso diário. São apenas sugestões para fazer em casa do jeito que
preferirem.
Sabemos que uma das
maiores angústias em relação à escola é saber quando retornaremos. Vivemos esta
angústia também e infelizmente ainda não temos esta informação!
Aproveitamos
para lembrar a todos que nosso blog será, neste momento que estamos vivendo,
uma ferramenta importante de comunicação entre escola e família.
Tenhamos
todos confiança de que precisamos estar em segurança agora para podermos num
futuro breve nos encontrar todos com saúde e recuperando este tempo afastados.
Até breve!
“...Até quando o corpo
pede um pouco mais de alma
A vida não para
Enquanto o tempo acelera e
pede pressa
Eu me recuso faço hora vou
na valsa
A vida tão rara...”
EQUIPE
DA EMEB MONTEIRO LOBATO,
Abril
de 2020