Carta à comunidade
Prezadas famílias!

            Esperamos que todos estejam em segurança e que todos estejam bem!
            Estamos passando por uma fase de Pandemia, um fenômeno mundial e que nunca vivemos! Nossos corações estão aflitos porque se precisamos permanecer em casa para resguardar nossas vidas e daqueles que amamos, também precisamos trabalhar para nossa subsistência e mandar nossos pequenos para escola para que aprendam e se desenvolvam!
Algumas ações governamentais foram tomadas no combate ao Corona Vírus, como, por exemplo, o distanciamento social, ou seja, cada família permanecer em sua residência, saindo somente em caso de extrema necessidade.  Não podemos ignorar o perigo que essa doença nova representa para todos. Como NÃO HÁ REMÉDIOS E NEM VACINAS DISPONÍVEIS AINDA, o distanciamento  é a melhor medida para minimizar os danos causados pelo contágio desta doença, pois permite que a transmissão ocorra de forma mais controlada para que os hospitais possam atender o maior número possível de pessoas que necessitem internação, POIS SE TODOS FICAREM DOENTES AO MESMO TEMPO NÃO HAVERÁ COMO INTERNAR TODOS.
            Estamos fora do trabalho e dentro das tecnologias, e nossas crianças estão fora da escola!
            Sentimos falta da interação, do olho no olho, do abraço e até dos conflitos...
            Assim como nós, as crianças também estão sentindo falta de suas rotinas, da escola, dos amigos. Elas, tal como nós, precisam da socialização, seu aprendizado se faz pelas interações e brincadeiras, por todas as vivências, pelo dia a dia na instituição.
            A escola é um espaço privilegiado de convivência diferente da família. Ambas tem estratégias e meios distintos para auxiliar no crescimento e desenvolvimento das crianças.
            Esse desenvolvimento promovido pela escola está pautado nas narrativas diárias das crianças com os colegas e com as educadoras, na sua experimentação e na intervenção que a professora promove quanto às experiências vividas na escola. A educação infantil não é pré-requisito para o ensino fundamental, o valor da educação infantil está na convivência diária e não pode estar restrita a uma única proposta, nem tão pouco propostas que querem adiantar o ensino, ou conteúdos sem significado e contexto; a infância é uma fase própria com fundamentos próprios.
            A ciência descobriu que o desenvolvimento humano passa por fases e esta fase da infância precisa ser valorizada, pois nela há muita inteligência! As crianças são seres ativos, capazes, inteligentes, por isso não faz sentido propor atividades conteúdistas e fora de um contexto, somente para preencher o tempo fora da escola, mas precisamos sim conversar com elas, ouvi-las para que exteriorizem seus sentimentos.
            O tempo em que estão fora da escola não será recuperado com tarefas de conteúdo sem significado, mas sim com brincadeiras qualificadas, com uma rotina saudável, uma boa história todo dia para ouvir, não importa se é a mesma por várias vezes. Uma rotina saudável é fundamental para o desenvolvimento da criança. A brincadeira deve ser estimulada, pois é um veículo para a criança exteriorizar seus pensamentos e desenvolver-se. Também é importante envolver as crianças no recolhimento dos brinquedos que não serão mais usados, pois as crianças vão aprendendo que fazem parte da familia e que guardar não é um “castigo” mas sim uma etapa da vida diária de todos e que é bom ser capaz de organizar. Assim vamos acalmá-las e acalmar a nós mesmos em relação a esse momento, sabendo que irá acabar e sairemos dele mais fortalecidos, mais solidários
            A Secretaria da Educação da Prefeitura de São Bernardo do Campo está disponibilizando em seu Portal da Educação as Atividades Pedagógicas À Distância. É só acessar https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/ ou pelo Google escrevendo: portal da educação sbc.

PARA ACESSAR AS ATIVIDADES DO PORTAL:
Clique em: Atividades Pedagógicas à Distância
Para acessar as atividades clique em um dos links correspondentes a turma:

Infantil V

Infantil IV
               
            O principal objetivo é resgatar, intensificar ou ampliar o brincar das crianças em família. Estas propostas não vão contar como dia letivo, não são obrigatórias e nem de acesso diário. São apenas sugestões para fazer em casa do jeito que preferirem.
Sabemos que uma das maiores angústias em relação à escola é saber quando retornaremos. Vivemos esta angústia também e infelizmente ainda não temos esta informação!
            Aproveitamos para lembrar a todos que nosso blog será, neste momento que estamos vivendo, uma ferramenta importante de comunicação entre escola e família.
            Tenhamos todos confiança de que precisamos estar em segurança agora para podermos num futuro breve nos encontrar todos com saúde e recuperando este tempo afastados.

            Até breve!

                              
“...Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
 A vida não para
Enquanto o tempo acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora vou na valsa
A vida tão rara...”




EQUIPE DA EMEB MONTEIRO LOBATO,

Abril de 2020


Translate

Arquivo do blog